Segundo uma pesquisa divulgada pela rede de tratamentos Onodera no ano de 2011, apenas 8% das mulheres brasileiras estão totalmente felizes com o seu corpo. Esse é um número muito baixo, não é mesmo?
Agora, imagine como uma mulher que acabou de ter um bebê se sente? Afinal, foram noves meses de intensas transformações em seu corpo para que a criança conseguisse se desenvolver saudavelmente. Seu peso aumentou (e bastante), os seios estão bem maiores do que o normal, algumas estrias podem ter aparecido, inchaços que vão e voltam sem avisar… ou seja, tudo que colabora para que a mulher desenvolva uma baixa autoestima, o que pode trazer muitos mais problemas para ela em um futuro próximo. Afinal, toda mulher deve se amar e quando você não está de bem com o seu corpo e fica infeliz ao se olhar no espelho, isso fica bem difícil, não é mesmo?
Em primeiro lugar, é preciso saber que toda mulher é linda, com sua beleza específica. E para trazer à tona um pouco dessa beleza, uma boa opção é investir em uma alimentação saudável e na prática diária de exercícios físicos. Além de ser uma recomendação geral, estas práticas ajudam as mulheres a voltarem à forma de antes da gestação e a perder os quilos adquiridos ao longo dos nove meses. Porém, em alguns casos, mesmo com esses cuidados, o corpo “sofreu” tanto com as mudanças que a elasticidade e a força de alguns músculos e tecidos não são mais os mesmos e, consequentemente, não conseguem voltar ao que eram antes.
Mas, calma! Com a ajuda de cirurgiões plásticos, é ser possível corrigir esses problemas. Se for do interesse do paciente, através dos procedimentos cirúrgicos, pode-se até deixar o corpo melhor do que era antes da gestação!
Depois de quanto tempo após o parto é possível realizar uma cirurgia estética?
A recomendação geral é que a mulher espere até seis após terminar de amamentar para fazer uma cirurgia. Entretanto, é muito importante que a nova mamãe consulte o seu obstetra de confiança para saber se já pode passar por esse tipo de procedimento.
Três cirurgias mais feitas no pós-gravidez
Consultou o seu obstetra e ele liberou a cirurgia? Então está na hora de ir atrás de um Cirurgião Plástico e decidir quais serão as intervenções escolhidas. Para te ajudar, aqui vai uma explicação sobre as três cirurgias plásticas mais comuns no pós-gravidez. Confira:
1 – Lipoaspiração
O que é: também conhecida como lipoescultura, esse procedimento remove a gordura que está localizada entre a pele e o músculo, a fim de diminuir as áreas de gorduras localizadas e também de ajudar a “esculpir” o formato do corpo.
Como é o procedimento: uma cânula é colocada dentro de pequenas incisões feitas na pele da região que será tratada. Com o lipoaspirador, essa cânula faz uma sucção da quantidade desejada de gordura. Apesar de ser algo discreto, esse procedimento deixará cicatrizes devido às pequenas incisões. Lembrando que essa cirurgia não é um processo para perder peso, mas sim para melhorar o contorno do corpo.
Cuidados pós-cirúrgicos: após a operação, a paciente deverá usar uma cinta para comprimir as áreas afetadas por até dois meses, variando conforme a recomendação médica. É importante lembrar que haverá restrições quanto a segurar o bebê no colo no pós-operatório.
2 – Abdominoplastia
O que é: essa cirurgia tem como efeito corrigir possíveis fraquezas da musculatura do abdome, remover excessos de pele deixados após a gravidez e corrigir a parede do abdome.
Como é o procedimento: na operação, o cirurgião plástico responsável irá retirar excessos de pele, gordura e poderá corrigir o espaço entre os músculos retos abdominais, também conhecido como diástase, desde que seja recomendado pelo médico. Em alguns casos também é possível reposicionar o umbigo ou criar um novo.
Cuidados pós-cirúrgicos: nessa cirurgia, a paciente deverá ficar em repouso e evitar atividades mais pesadas por um mês. Para retomar a rotina de exercícios físicos, a mulher deve esperar por até três meses ou seguir a indicação médica. Também haverá restrições quanto a segurar o bebê no colo após essa cirurgia.
3 – Mastopexia com ou sem prótese
O que é: é uma cirurgia para levantar as mamas. Quando as mamas murcharam muito após a amamentação, também é possível aumentá-las a partir de uma prótese de silicone, modificando o seu formato. Apesar de ser um procedimento muito conhecido, é importante ressaltar que a incisão feita para a operação deixa cicatrizes visíveis.
Como é o procedimento: o médico cirurgião responsável fará o reposicionamento da mama através de uma incisão, que normalmente deixa uma cicatriz em formato de T. Durante o mesmo procedimento, um implante de silicone com forma e tamanho pré-definidos poderá ser colocado atrás das glândulas mamárias ou atrás do músculo do peitoral.
Cuidados pós-cirúrgicos: no pós-operatório, é recomendado que a paciente não eleve os braços ou faça esforços por 30 dias. Além disso, não é permitido exercícios nos primeiros meses após o procedimento, é preciso que a mulher se mantenha saudável e aguarde a liberação do seu médico. Provavelmente a mulher não poderá segurar o bebê no colo nos primeiros dias após a cirurgia.
Preparativos pré-operatório
Para todas cirurgias é indicado que a mulher tenha voltado ao seu peso de antes da gravidez. Além disso, é preciso que antes da cirurgia a paciente passe pelo acompanhamento de um nutricionista, um endocrinologista e até mesmo de um preparador físico.
Riscos da cirurgia plástica
Como toda cirurgia, a plástica também pode oferecer os seus riscos. Nesse caso, o maior deles é que o corpo volte a se modificar após algum tempo. Por isso, é muito importante o acompanhamento do seu cirurgião plástico, ter uma alimentação saudável e fazer exercícios físicos diariamente.
Pretendo ter mais filhos, será que faço a cirurgia já?
Essas cirurgias são feitas para que a mulher retome o formato do seu corpo antes da gravidez. Caso a mulher tenha mais filhos após a cirurgia, é muito provável que o corpo volte a sofrer as mesmas alterações da primeira gestação. Por isso, é muito importante colocar na balança qual é a importância da cirurgia na sua vida.
Se você quer um resultado para já e não se importa de voltar a fazer o procedimento novamente, não há porque esperar. Agora, se você quer fazer esse tipo de cirurgia plástica apenas uma vez em sua vida, é indicado tomar a decisão de não engravidar novamente para fazer a cirurgia, procurando um cirurgião plástico apenas após a última gravidez desejada para esculpir novamente o seu corpo.
Lembrando que você só deve fazer um tratamento cirúrgico se você quiser. Não deixe que seu parceiro, amigos, familiares ou desconhecidos te forcem a tomar essa decisão. Você deve fazer isso apenas se se sentir confortável e com vontade de alterar a forma como o seu corpo está agora.